por Marcos Júnior Micheletti 395v5l
Alexandre Funari Negrão, o Xandy Negrão, ex-piloto da Stock Car e outras categorias, além de empresário muito bem sucedido, morreu em 24 de maio de 2023, aos 70 anos, após travar uma longa luta contra um câncer. Ele morreu em casa, ao lado de sua família, em Campinas, no interior paulista.
Natural de Campinas (SP), onde nasceu em 5 de maio de 1953, deixou a esposa Vera Sarnes Negrão e os filhos Xandinho Negrão, Gisela e Fernanda.
Integrou uma das famílias com mais representantes no automobilismo. Além dele, o filho Xandynho Negrão, que também competiu na Stock, o irmão Guto Negrão (outro que militou na Stock) e o sobrinho André Negrão, que se especializou em provas de Endurance, competindo no WEC.
Um dos maiores vitoriosos da Stock, com 21 triunfos, 23 poles e quatro vice-campeonatos, em 1995, 1996, 1997 e 1999, Xandy Negrão ainda foi terceiro colocado da categoria nos anos de 1998 e 2000, segundo dados publicados no Guia BRB Stock Car, de autoria do jornalista Milton Alves.
Empresário de sucesso, fundou a Medley Farmacêutica em 1996, mantendo-se no comando da mesma até 2009, quando a vendeu para o grupo francês Sanofi por US$ 664 milhões.
Mas seguiu no ramo empresarial, criando uma fábrica de pás para turbinas de geração de energia eólica, a Aeris Energy, no Ceará. E, também, tornou-se um dos grandes pecuaristas de Goiás, com gado confinado, a Fazenda Conforto, uma das maiores do país nesta modalidade, fundada em 1996, com uma área total de 12.000 hectares.
Paralelamente ao trabalho como empresário e pecuarista, Xandy continuou competindo ocasionalmente, principalmente em corridas de longa duração, como na Porsche Cup e na Endurance Brasil, normalmente dividindo o carro com o filho Xandinho Negrão.
Saudade: Há cinco anos morria Laudo Natel, dirigente histórico do São Paulo Futebol Clube
Aniversariantes neste domingo, Biro-Biro e Zé Maria foram autores de gols importantes pelo Corinthians
Saudade: Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, Domingos da Guia nos deixava há 25 anos
F1: Verstappen dá o bote em Piastri na Tamburello e vence com categoria o GP da Emília-Romagna
Corinthians, que vem de 'perde e ganha' no Brasileiro, recebe o vice-lanterna Santos; as formações
Achados & Perdidos: Veja gols marcados pelo aniversariante Diego Forlán em sua agem pelo Internacional
Olhos no retrovisor: A última vitória da Ligier na Fórmula 1, com Panis, no imprevisível GP de Mônaco de 1996
Achados & Perdidos: Brasil vencia a Argentina por 2 a 0 e conquistava a Copa Roca há 49 anos
F1: Colapinto lamenta safety-car virtual em Ímola, mas exalta ritmo bom no início do GP da Emília-Romagna
Parabéns, Nunes! Ex-centroavante, que completa 71 anos, brilhou no Mundial de Clubes do Fla