por Marcelo Rozenberg 44585h
César Luis Menotti, consagrado treinador argentino campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1978, nasceu em Rosário em 5 de dezembro de 1938. O grande técnico e futebolista morreu no dia 5 de maio de 2024, aos 85 anos. A causa do falecimento não foi divulgada.
Começou no futebol como jogador das categorias de base do Rosário. Em 1960, teve a primeira chance no time profissional. Defendeu também Racing, Boca Juniors, The Generals, dos Estados Unidos, até chegar ao Brasil, onde ou por Santos e Juventus (no clube da Mooca, por sinal, encerrou a carreira; já no Santos foi o 11º argentino a vestir a camisa alvinegra). Em seguida, iniciou a carreira de treinador, com agens por alguns dos mais importantes clubes do mundo como Barcelona, Independiente, River Plate e Boca Juniors.
Menotti chegou ao comando da seleção argentina em 1974. Quatro anos depois, deu a volta olímpica como campeão do mundo, mas o fato de não ter convocado Diego Maradona, então com 17 anos, para o Mundial rende polêmica até os dias atuais. Na ocasião, o treinador afirmou que o "El pibe de oro? era jovem demais para integrar a seleção.
Em 2011, fez uma cirurgia no pulmão para a retirada de um tumor, devido ao alto consumo de cigarros. Após o ato médico, o ex-treinador da Argentina teve uma melhora em seu quadro de saúde.
Em 2018 foi confirmado pela Associação de Futebol da Argentina (AFA), como o novo diretor de seleções do país, aos 80 anos.
O UOL publicou uma matéria sobre Menotti em 16 de abril de 2019, assinada pelo jornalista Bruno Rodriuges, enfatizando a agem do então jogador pelo Juventus, da Mooca. Clique aqui e veja.
No dia 28 de agosto de 2022, César Luis Menotti, consagrado treinador argentino campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1978, participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e conversou com Milton Neves, Claudio Zaidan e Guilherme Cimatti:
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores portugueses e espanhóis
Eusébio, Puyol, Casillas e Luís Figo estão entre elesAchados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
Achados & Perdidos: Santos goleava o Vasco há 66 anos e conquistava seu primeiro Rio-São Paulo
'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos
F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
F1: Piastri comanda 1-2 da McLaren no TL1 em Ímola; Bortoleto é o nono mas bate no final
Saudade: Ídolo do Santos e do Botafogo, Rildo nos deixava há quatro anos
Flertando com o Z-4, São Paulo encara o também ameaçado Grêmio neste sábado; os times
Saudade: Há um ano morria o jornalista Antero Greco